O Laboratório de Eletrônica de Potência e Acionamento Elétrico (LEPAC), vinculado à Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), se consolida como um dos principais centros de pesquisa e desenvolvimento na área de energia elétrica no Brasil. Fundado em 1989, o LEPAC atua com excelência no avanço científico e tecnológico, formando profissionais altamente qualificados e desenvolvendo soluções inovadoras para a sociedade.
Entre suas atividades, destacam-se os acordos de cooperação internacional com universidades da Espanha e Alemanha, que possibilitam intercâmbio de estudantes e docentes, além de projetos em parceria com empresas do setor elétrico e de óleo e gás. Essas colaborações resultam em pesquisas de ponta, depósito de patentes e disseminação de conhecimento para diferentes setores da economia.
Atualmente, o laboratório é coordenado pelos professores Domingos Sávio Lyrio Simonetti e Lucas Frizera Encarnação, contando com uma equipe de dez professores permanentes, cerca de 10 alunos de graduação e outros 10 de pós-graduação, além de pós-doutores e colaboradores internacionais. As linhas de pesquisa abrangem temas como acionamento elétrico, eletrônica de potência, qualidade de energia, energias renováveis, microrredes e geração distribuída.
O LEPAC possui ainda infraestrutura de ponta, com aproximadamente 400 m² de área física equipada para estudos, testes e desenvolvimento de protótipos. Entre os equipamentos disponíveis estão fontes bidirecionais, inversores de frequência, simuladores de tempo real, microcontroladores, estações de solda e cargas não-lineares.
Recentemente, o laboratório se destacou pelo desenvolvimento de um sistema de diagnóstico de falhas em motores elétricos utilizando inteligência artificial, e por pesquisas voltadas para transformadores de estado sólido e tecnologias de carregamento dinâmico de veículos elétricos sem fio.
Para conhecer mais sobre o trabalho do LEPAC e conferir a matéria completa publicada pela revista do PETElétrica, acesse:
🔗 Revista Painel do PETElétrica